Seja um seguidor desse blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

SALOMÃO e seu sábio pedido de sabedoria.



                                       Neste último domingo preguei a respeito do o afamado pedido de Sabedoria de Salomão.          Notei algumas particularidades que podemos aprender com essa passagem que está narrada no livro de I Reis no capítulo 3.
                                     Primeiro pensei na situação que estava Salomão. Um rapaz novo, que sucedia não menos que o mais famoso rei e um dos homens mais conhecido da história de Israel, Davi. O rei, o músico, o homem que venceu desafios, desde sua mais tenra idade até sua velhice em glória. Pense que Salomão não era o primogênito de Davi, e ainda nasceu de uma mulher que era a razão de um dos piores pecados de Davi.
                                    Tudo isso fez com que Salomão realmente temesse reinar no lugar de seu pai. Ele que em uma das últimas conversas com seu pai foi repreendido, dentre outras coisas, para não se desculpar pelo fato de ser novo.
                                    Em meio esta turbulência, mistura de alegria a apreensão, Salomão, depois de adorar a Deus, foi dormir. Teve um sonho profético, onde Deus lhe perguntou o que desejava. Ai demonstrou este rapaz sua precoce maturidade.

                                    Ele demonstrou gratidão. Ele reconheceu o que Deus fez para seu pai, de todas as glórias, conquistas e bençãos recebidas, e reconheceu que se ele estava ali naquela situação, era pela graça e misericórdia de Deus para com ele. Ser grato era algo que ele tinha aprendido com o seu velho pai que sempre teve um coração de um verdadeiro adorador.
                                   Teve também humildade. Ele se considerava apenas uma criança que não sabe como andar. Apesar de ser ainda um adolescente, não teve as características comuns da idade, não achou que sabia tudo, ele reconheceu sua incapacidade, afirmando que foi Deus que o colocara naquela situação de honra, e não sua própria capacidade.
                                 Reconhecendo sua incapacidade, demonstrou sua dependência de DEUS. Pediu ajuda de Deus, porque reconhecia que só com Ele poderia se dar bem naquele grande desafio que era dirigir um povo, uma nação.
                                Por fim fez o pedido. Sabedoria para governar, fazer o que é justo, escolher corretamente. Não fez pensando em si próprio, fez pensando no povo que governaria. O medo dele era prejudicar o povo com erros seu.
                                Soou tão bem isso aos ouvidos de Deus que acredito que ele até sorriu. Quase que daria para pensar que Deus se surpreendeu com o pedido. Verdade é que Salomão acertou na mosca, fez o pedido perfeito, não pensando em si próprio mas pensando em todos. Por isso Deus deu tudo que ele não pediu, riqueza, hora, seus inimigos, longevidade.
                               Me parece que hoje nossas orações parecem mais com que Salomão não pediu, do que com a que ele pediu. O que ele não pediu ele recebeu porque não era a prioridade da vida dele. Quando realmente priorizamos a missão que Deus nos confiou nas mãos, Ele se encarrega de nos dar tudo que precisamos e ainda mais, mais do que pensaríamos em pedir. Jesus já nos falou que não deveríamos pedir o que havemos de comer ou beber, porque isso os ímpios é que fazem, mas devemos buscar "...em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e as demais coisas nos serão acrescentadas."
                             Lembre-se de Salomão quando for fazer suas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário