Seja um seguidor desse blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O desejo sequestrado das mulheres:

O presente texto é um resumo feito por mim na Pos Graduação da Faculdade Teológica, a materia é a de Religião e Genero no Brasil. A autora é Luiza Etsuko Tomita. Um texto para meditarmos, concordando ou não.

A autora aborda o crescimento alarmantes dos distúrbios alimentares entre as jovens e adolescentes em nossa sociedade. O que estaria errado? Isso faz pensar que as mulheres tiveram seus desejos sequestrados resultado de uma sociedade construída por uma religião patriarcal que retira das mulheres a possibilidade de gozar seus próprios desejos.

Cristianismo tem origem em uma religião extremamente patriarcal, a judaica, por isso assumir esta característica. Nesta estrutura a mulher é tida como mais suscetíveis das paixões, seu corpo, seu intelecto são defeituosos, imperfeito, por isso a necessidade da intermediação do homem para com Deus.

Dois mitos são paradigmas para mulheres, Eva e Maria. Eva, por ter vontade própria, representa a perda do paraíso, e Maria simboliza a submissão, a obediência e por isso torna-se a detentora de todas as graças divinas. Enquanto Eva fala da mulher que sede ao seus desejos (o de comer o fruto), e sendo entendido como desejo sexual, Maria é a virgem e mãe.

A veneração do mito de Maria, ao invés de promover a igualdade, cristaliza a desigualdade impedindo a mulher de se tornarem plenamente independentes e seres humanos integrais.

Nas décadas de 80 e 90 houveram grandes avanços, mas atualmente, especialmente entre as mais jovens, há esta questão dos distúrbios alimentares, especialmente a bulimia e anorexia.

A existência deste distúrbios está ligado a criação do mito da beleza onde, a fim de se controlar a mulher e seu corpo, se cria padrões de beleza que exigem das mulheres grandes esforços, o que acaba por consumir suas forças, evitando maiores riscos para a estruturas masculinas, pois a camada que é mais atingida por este mito da beleza é justamente as mais altas, camada que poderia com mais facilidade ascender ao poder mudando as estruturas.

A mudança da publicidade feminina ocorreu dos objetos para o lar para as dietas e os cosméticos, esse mito inalcançável produz este grande aumento nos distúrbios alimentares principalmente entre as jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário